VOCÊ SABE ONDE QUER CHEGAR? A Importância de se Estabelecer Metas!

Esta pode parecer uma pergunta simples e com respostas óbvias, mas quando começamos a refletir um pouquinho mais, poderemos nos surpreender com a dificuldade que podemos encontrar para alcançar nossos objetivos. Sabe, durante a infância a maioria de nós fizemos muitos planos sobre como seria nossa vida no futuro, sobre qual seria nossa profissão, como seria nossa família, quantos filhos teríamos. E quem nunca ouviu aquela perguntinha básica: “o que você vai ser quando crescer? ”. Quando criança, a resposta poderia ser mais fácil e alguns a tinha na ponta da língua: “Vou ser médico! ”, “Quero ser professor! ”, “Meu trabalho será de ajudar as pessoas! ”.
Muitos de nós, quando crescemos por conta das dificuldades da vida, circunstâncias adversas, dificuldades financeiras, doenças, separações, nos esquecemos daqueles sonhos e optamos por viver com aquilo que nos foi oferecido. E na maioria das vezes, não encontramos satisfação e realização e passamos a sobreviver dia após dia.
Você sabia que nunca é tarde para que você comece a buscar seus sonhos e alcance seus objetivos? Não procure justificativas, não culpe as pessoas e as circunstâncias difíceis de sua vida, não fique aí parado dizendo que está velho, ou que por isso ou por aquilo não foi possível e agora não mais o será. Estou te convidando para se levantar e começar a ter respostas claras sobre onde quer chegar e o que precisará fazer. As pessoas que sonham e buscam alcançar seus objetivos, continuam firmes e não desistem. A partir de hoje, deixe de ficar sentado como em um teatro assistindo o que a vida tem reservado para você. Passe a ser o protagonista de sua história, tome decisões, faça escolhas, não aceite derrotas, lute, e saiba onde quer chegar!
Já se levantou? Está disposto a mudar de vida? Sabe onde quer chegar?
Então vamos lá, pretendo te ajudar!
Você precisa estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Como é isso? Todas elas estarão alinhadas ao seus sonhos e objetivos maiores.
As metas de curto prazo são aquelas que você estabelecerá por dia, por semana ou naquele mês. Por exemplo, a pessoa tem o objetivo de passar em um concurso público, este cargo é seu sonho, seu objetivo profissional, sua meta a longo prazo. Então ela precisará estudar diariamente e estabelecer uma meta de curto prazo referente a estes estudos diários, para alcançar aquele trabalho. Aconselho que você elabore uma lista de atividades a serem realizadas em seu dia. Isso te ajudará a evitar certos hábitos, conversas infrutíferas, ociosidade e assim manter suas prioridades.
As metas de médio prazo são aquelas que você pretende alcançar em alguns meses. Por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical, desenvolver alguma habilidade específica, fazer uma viagem com a família. E as metas de longo prazo, são aquelas que estão relacionadas aos anseios de sua vida. São seus sonhos e grandes objetivos. Não se esqueça que as de metas de médio e longo prazo estão atreladas e dependem das metas de curto prazo.
Outra questão importante a ser lembrada e considerada é que suas metas devem ser aplicadas às diversas áreas de sua vida. Você terá alvos na esfera espiritual, financeira, familiar, pessoal, profissional e social. Cuide de cada uma delas!
Há muitos benefícios no estabelecimento de metas. De acordo com Stanley (2002), elas nos ajudam a estabelecer as prioridades. Com objetivos definidos, algumas atividades se tornam importantes, ao passo que outras perdem o valor. Seus esforços serão concentrados e direcionados para seus alvos. Você evitará perder tempo com atividades que possam te desviar de seus objetivos. As metas podem proporcionar equilíbrio à sua vida.
Bom, hoje mesmo estabeleça suas metas de curto, médio e longo prazo. Escreva-as em um caderno e faça uma lista do que será preciso fazer para alcança-las.
No próximo artigo vamos falar das características daqueles que estabelecem e daqueles que não estabelecem metas e por quais motivos algumas pessoas não estabelecem metas.

REFERÊNCIA:
STANLEY, C. Deus, Você e o Sucesso. Tradução: Myrian Talitha Lins. Belo Horizonte: Betânia, 2002.
    


Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante
(11) 98433-1067


Comentários

Postagens mais visitadas