NÃO VOLTE ATRÁS Os Alicerces da Prevenção de Recaída

Vimos que a Prevenção de Recaída é um conjunto de técnicas que precisam ser praticadas e observadas a partir do desejo de manter um novo padrão de vida, com novos comportamentos. Não se esqueça da importância da Autoeficácia, afetos positivos e negativos, expectativas de resultado, motivação, fissura, habilidades de enfrentamento e do suporte social.
É importante também que a pessoa saiba como lidar de forma efetiva com as situações que se colocam, reestruture sua rotina, suas atividades e sua rede social. A conhecida estratégia de se evitar hábitos, lugares e pessoas que te remetam ao antigo comportamento é essencial para a manutenção da mudança de comportamento.
Meu amigo e minha amiga, se você optou pela mudança e está disposto a mantê-la, serão necessárias a compreensão e a prática de um novo estilo de vida. Não é possível manter uma mudança comportamental se seu estilo de vida continuar o mesmo. Talvez alguns hábitos, lugares e mesmo pessoas parecem ter um significado especial e um grande valor, porém, se eles te conduzem, de forma a favorecer seu retrocesso comportamental, abra mão e verá que valerá a pena.
Veja e reveja sua rotina, pensando sempre neste novo estilo de vida. Encontre atividades que podem se constituir em fontes de prazer positivas e reelabore sua rotina a partir deste diagnóstico. Se outrora, você encontrava prazer em consumir substâncias químicas, busque agora atividades que lhe proporcionarão prazer de forma positiva, como por exemplo um esporte, frequência a uma comunidade religiosa, artes.
Não se esqueça de seu plano de ação, o planejamento que realizou para alcançar suas metas e seus objetivos. Sempre importante lembrar que o consumo de substâncias químicas não combina com seus objetivos e sonhos.
Quero abordar com você sobre as “Situações de Alto Risco”. De acordo com Jungerman (2013), essas situações são aquelas em que impõem ao indivíduo uma ameaça e o impede de se controlar muitas vezes, aumentando o risco de um lapso ou de uma recaída. Em se tratando de Prevenção de Recaída, precisaremos reconhecer essas situações e evitá-las quando necessário e possível. Ou se não for possível evitá-las, lidar de forma adequada e positiva.
As Situações de Alto Risco estão classificadas em dois grupos: aquelas que se referem a estados emocionais do indivíduo ou ao ambiente e aquelas que se referem a questões de relacionamento com outras pessoas (JUNGERMAN, 2013).
Os determinantes intrapessoais e ambientais são:
·         Estados emocionais negativos: frustração, raiva, depressão, medo, solidão, entre outros;
·         Estados emocionais positivos: alegria, satisfação, euforia;
·         Estados físicos e fisiológicos negativos: abstinência, dores, doenças;
·         Teste de controle pessoal: a pessoa sente vontade de testar sua capacidade para ver se realmente é capaz de manter o controle e se expõe a uma situação de risco.

Os determinantes interpessoais são:

·         Conflitos com companheiro, família ou amigos, que geram estados emocionais negativos;
·         Pressão social: Quando os amigos por exemplo insistem para que a pessoa faça algo que não mais quer. Ou quando em uma festa, as pessoas estão se divertindo com o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias químicas.

Fique atento a estes determinantes e procure identificar estas Situações de Alto Risco. Se você já passou por recaídas, lembre-se como foi, o início, os gatilhos, as situações, os pensamentos e as emoções que antecederam seu retrocesso. Escrever pode ser um bom exercício para seu preparo e prevenção.
Diante das Situações de Alto Risco cuidado com o “Efeito da Atribuição Pessoal”, que se trata da associação que é feita do uso, com questões intrapessoais. Por exemplo, crenças de incapacidade de enfrentamento, justificando o consumo por ser incapaz, doente ou fraco.
Outro ponto importante que quero salientar com você são as “Decisões Aparentemente Irrelevantes”, que de acordo com Jungermam (2013), são armadilhas mentais que podem causar problemas na manutenção da mudança. Essas Decisões Aparentemente Irrelevantes são uma série de decisões do dia a dia, como qual caminho pegar para ir para casa, se vai ou não visitar um amigo, se sai ou não naquele horário. Essas decisões podem levar o indivíduo a uma situação fora de seu controle e a tentações difíceis de resistir (JUNGERMAM, 2013). Geralmente a pessoa não está consciente deste processo, mas parentes e amigos podem ver o lapso surgindo.
A melhor forma para que não caia na armadilha das Decisões Aparentemente Irrelevantes é reconhece-las e optar por decisões que colaborem com sua mudança. Procure compreender o princípio desta cadeia que pode comprometer sua abstinência e saúde. Agir no início do processo será mais fácil do que tomar uma decisão depois de exposto a uma Situação de Alto Risco. Encare essas Decisões Aparentemente Irrelevantes como um alerta que serve de sinal para uma intervenção.   
A Prevenção de Recaída vem se mostrando como uma abordagem muito útil no manejo de casos de dependência química (JUNGERMAM, 2013). Identificar situações de risco, aprender a enfrenta-las e mudar o estilo de vida são atitudes que podem contribuir para a manutenção da mudança de comportamento.

REFERÊNCIA:
LARANJEIRA, R.; ZANELATTO, N. A. (Org.) O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente

CRP 06/106779  tel.: 98433-1067 

Comentários

Postagens mais visitadas