EU PRECISO MUDAR! A AÇÃO

Você decidiu pela mudança. Passou pelo estágio da Pré-Contemplação e pela Contemplação. Estabeleceu a Preparação e criou um plano de vida necessário à mudança. Talvez o processo até aqui não tenha sido fácil, mas você está determinado a mudar. Então mãos à obra, vamos ao estágio da Ação.
Neste momento tudo o que você estabeleceu como planejamento no estágio anterior deve ser colocado em prática. Comece a se comportar como gostaria. Perceba as vantagens de seu novo comportamento, comente sobre elas com você mesmo. Talvez no início seja um pouco desconfortável ou o esforço requerido seja maior, mas com o passar do tempo, seus novos comportamentos vão fluindo mais naturalmente.
Aumentar sua sensação de auto-eficácia é uma tarefa importante neste estágio. Observe e valorize seus novos comportamentos e hábitos. Provavelmente algumas pessoas vão comentar e até elogiar, mas se isso não acontecer, não se preocupe, o importante é você perceber que mudou. Focalize nas atividades bem-sucedidas e reafirme suas decisões.
A Ação requer bastante esforço! Não desanime diante das dificuldades. Olhe para suas metas! Se olhar para os obstáculos provavelmente tropece neles. Mantenha-se firme! Nesta empreitada, haverá situações difíceis. Momentos de maior dificuldade. Você resolveu iniciar uma atividade física e justamente agora está muito frio ou chovendo, está difícil sair da cama mais cedo; Vai começar uma dieta e no dia da ação, aparecem pessoas com vários petiscos e comidas deliciosas; Decidiu parar de fumar e seus amigos estão o tempo todo fumando em sua frente; Parou de usar determinada substância química, mas até um filme desperta o desejo de voltar ao consumo, ou vários conflitos começaram a acontecer em sua casa; Fique atento diante destas situações. Não alimente pensamentos que te conduzam ao velho comportamento. É momento de Ação! Continue firme, rumo ao seu objetivo!
Realize sempre que for preciso uma faxina mental! Cuidado com pensamentos disfuncionais do tipo: “Está muito difícil! ”, “Ninguém reconhece nada que faço! ”, “Não vou conseguir! ”, “Até tentei, mas não dá mais! ”. Chamo de faxina, pois estes pensamentos são maléficos à sua mudança e vão comprometer seus resultados. Quando identificar pensamentos disfuncionais, questione e elimine-os de sua mente.
Monitore suas emoções! Sempre que algum tipo de emoção, seja raiva, tristeza, alegria, frustração, desânimo se instalar e começar a ficar muito intensa, cuidado! Nos picos de tensão emocional cometemos grandes erros. Procure identificar quais pensamentos antecederam esta emoção. Faça a faxina se preciso for e mantenha-se focado na mudança.
A cada dia valorize suas conquistas. A cada resultado positivo, elogie-se. Perceba que é possível mudar e continuar com um novo padrão de comportamento. Você pode!
Você tem capacidades e habilidades suficientes para a mudança. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias!


REFERÊNCIAS:
MILLER, W. R.; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Tradução: Andrea Caleffi e Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067




Comentários

Postagens mais visitadas