EU MUDEI! Como Me Manter Assim! A MANUTENÇÃO!

Muito bem, você conseguiu chegar na tão desejada mudança! Vamos lembrar que o estágio de ação para a mudança leva algum tempo. De acordo Miller e Rollnick (2001) essa fase geralmente leva de três a seis meses para se completar, ou seja, mudar seu comportamento de fato leva algum tempo. Não será do dia para a noite que você poderá afirmar com convicção de que mudou. Não pretendo te desanimar, meu objetivo é outro. Pretendo te ajudar a manter seu novo comportamento com eficácia e firmeza para que não volte atrás e desista diante do menor obstáculo. A mudança requer a construção de um novo padrão de comportamento ao longo do tempo e manter este novo comportamento e sustenta-lo é o que chamamos de estágio da Manutenção.
Bom, você pode ter levado algum tempo para decidir-se pela mudança. Mas agora que mudou, precisa manter-se assim. Iniciou sua dieta, deixou a vida sedentária e começou fazer atividade física, parou de fumar, de beber ou de consumir substâncias químicas, iniciou um cronograma de estudos, está fazendo algum tipo de atividade voluntária em assistência social, como manter-se assim? Como manter este novo padrão de comportamento e continuar com a mudança tão esperada?   
Neste estágio de Manutenção uma recaída sempre é possível. Ela pode ocorrer por muitas razões. A pessoa pode experimentar uma tentação ou desejo particularmente forte e inesperado e não ser capaz de enfrentá-lo com sucesso. Às vezes, relaxar a guarda ou testar a si mesmo inicia o retrocesso (MILLER; ROLLNICK, 2001). As vantagens e recompensas com a mudança, podem não ser percebidas logo no início. Fique atento com os pequenos sinais envolvendo emoções como a tristeza, o desânimo, a raiva, a frustração. A recaída na maioria das vezes não ocorre automaticamente, mas sim de forma gradual depois de um deslize inicial. Esse momento também é chamado “rota de colisão”! Referindo-se à iminência do fracasso. Se perceber, ou se alguém chamar sua atenção por estar nesta “rota”, momento de respirar fundo e rever seu comprometimento com a mudança.
É preciso que você continue atento com os pensamentos diante de situações difíceis. Será necessário continuar monitorando seus pensamentos disfuncionais com relação à mudança: “não sei”, “está muito difícil”, “não vou conseguir”, “não está dando certo”, “sempre fui assim”, “sou assim mesmo”, “sempre foi assim”. Esses tipos de pensamentos são prejudiciais à sua Manutenção.
Não podemos nos esquecer é claro de estar atento aos picos de tensão emocional. Há uma frase de Augusto Cury que retrata muito bem o risco que corremos neste momento: “Nos primeiros trinta segundos de tensão, cometemos os maiores erros de nossas vidas...” Para ser bem sucedido na Manutenção de sua mudança, tome cuidado com suas emoções!
Continue atento com lugares, hábitos e pessoas que te remetam ao velho comportamento. Evite estes locais e observe os antigos hábitos que servem como gatilhos para o comportamento-problema. Outro ponto muito importante para que você seja bem sucedido em sua Manutenção é identificar as pistas que possam te conduzir a uma recaída. Um filme, uma música, uma conversa, ou mesmo uma lembrança podem ser o dispositivo para o retrocesso.
Durante a Manutenção, alguns dias serão mais tranquilos, outros nem tanto assim.  Portanto, mantenha o foco! Independente das circunstâncias ou do que esteja acontecendo, seja firme em sua decisão! Reafirme suas metas! Elogie-se e reconheça seu valor! Nos momentos mais difíceis, lembre-se das vantagens que obterá ou que já está obtendo com sua mudança. Pense nessas vantagens e se for preciso diga-as em voz alta para si mesmo.
A mudança comportamental diz respeito a todas as esferas de sua vida. Você pode alcançar o que deseja. É possível parar de fumar, é possível emagrecer, é possível abster-se do consumo de drogas ou álcool, é possível iniciar um programa de estudos, é possível se divertir com a família, é possível realizar atividades físicas, tudo será possível se você acreditar que pode!
Outra frase do mestre Augusto Cury que gosto muito: “Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais.” Não se esqueça que você tem objetivos a serem alcançados. Sonhos a serem realizados! Busque-os com todas as suas forças! Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias!




REFERÊNCIAS:
MILLER, W. R.; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Tradução: Andrea Caleffi e Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067





Comentários

Postagens mais visitadas