Você tem superado as barreiras?

Muitos são os obstáculos e barreiras que se colocam a nossa frente nas mais variadas circunstâncias de nossa vida. Enfrentamos problemas no casamento, na família, nos estudos, no trabalho e muitas vezes essas dificuldades tornam-se barreiras quase que intransponíveis. Às vezes nos sentimos impotentes e pequenos diante de alguns obstáculos!
Porque alguns obstáculos se tornam tão grandes e parecem ser invencíveis? Ao acordar pela manhã, um dos primeiros pensamentos é aquela barreira que está me distanciando da pessoa que amo ou o obstáculo que está me impedindo de ser bem-sucedido no meu trabalho. O que fazer diante desses gigantes que nos impedem de alcançar sucesso, amor e paz?
Como você tem enxergado os obstáculos em sua vida? Está vencendo as barreiras? Ou tem permanecido parado diante delas?
Bom, vamos lá e comecemos a entender como vencer as barreiras que ficam tão grandes e às vezes até nos causam medo.
Nossa mente tem a capacidade de selecionar informações importantes e ignorar aquelas que nos parecem mais irrelevantes. É o que chamamos de atenção seletiva! Somos bombardeados por uma infinidade de estímulos o tempo todo. Ao mesmo tempo, sons que vem da outra sala, da rua, buzinas, vozes, músicas, se misturam com cheiros, sensações, a pressão das roupas em nosso corpo, da meia, do relógio, e nós não prestamos atenção em todos eles, pois nossa mente seleciona o que devemos prestar atenção naquele momento. Pare de fazer o que está fazendo neste exato momento e observe a quantidade de estímulos que você tem a sua volta e não se dava conta! De acordo com nossa necessidade ou interesse, selecionamos o que vamos prestar atenção.
Você já teve a experiência de pensar em comprar um carro, pensou no modelo e até mesmo na cor, pois há poucos carros deste modelo e cor rodando por ai? No outro dia, quando sai na rua, qual o carro que você mais vê? A explicação é simples, antes de sua mente selecionar aquele carro, você não via aquele modelo, a partir do momento em que deu significação àquele veículo sua mente o selecionou e você passou a vê-lo!
Da mesma forma acontece com as pessoas que nos cercam. Quando você inconscientemente seleciona os defeitos das pessoas, passa a enxergar somente seus defeitos e terá dificuldades para ver suas qualidades. E isso acontece com nosso trabalho, com nossa esposa ou esposo, com nossa família e em todas nossas atividades. De certa forma nós damos significação àquilo que não vai agregar valor nenhum à nossa vida. Deixamos de lado os estímulos positivos e atentamos aos negativos.
Se você escolheu, mesmo sem perceber, olhar para os obstáculos e deu uma significação além daquela que lhe era necessária, ele pode ter se tornado grande demais. As barreiras ficaram tão grandes, rígidas e sólidas que parecem ser intransponíveis, pois sua atenção está focada nelas.
A boa notícia é de que podemos treinar nossa mente e começar a vencer as barreiras! Os obstáculos e barreiras vão continuar existindo, pois, fazem parte de nossa vida. Quantas e quantas barreiras já precisamos ultrapassar e vencer para chegar onde estamos...
Mas a partir de agora, você vai começar a selecionar em que prestar atenção. Olhe e comece a enxergar o objetivo por trás das barreiras! Veja a vitória que te aguarda após este obstáculo! Se os defeitos de uma pessoa muito de incomodam, comece a procurar e enxergar suas qualidades! As dificuldades em seu trabalho, são apenas consequências para alguém que está trabalhando e tem capacidades para superá-las com êxito e sucesso. Os problemas em seu casamento são motivos de conflitos e discussões, mas não são o motivo que o manteve ao lado de alguém que ama por tanto tempo. Portanto, observe os estímulos certos e positivos e comece a vencer as barreiras...
Como disse, trata-se de um treino... À medida que começar a praticar, sua mente vai selecionar o lado positivo das adversidades em sua vida e você passará a vencer as barreiras!


Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067

Comentários

Postagens mais visitadas