Os Afetos na Aprendizagem

Uma das necessidades básicas do ser humano é ser amado. Os sujeitos querem ser reconhecidos uns pelos outros. Reconhecer o outro, valorizar suas iniciativas e conhecimentos contribuirá no processo de ensino e de aprendizagem. Porém, pode ser observado que, não podemos afirmar se por negligência ou falha na formação, os professores preocupam-se com seus conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas e esquecem-se da importância da afetividade. Proporcionar condições para que o professor considere seus alunos em toda sua complexidade como pessoa, despertará interesse, comprometimento e engajamento por parte de seus alunos.
Em uma sociedade na qual as informações estão disponíveis a todos e a uma velocidade muito rápida, as pessoas estão apressadas e dificultam a formação de vínculos por onde passam. Contudo, possuímos necessidades básicas e necessidades de pertencimento, amizade, amor, de estima, respeito, que podem ser exploradas pelos agentes da educação. Proporcionar uma aprendizagem para a vida pode propiciar um conhecimento duradouro e eficaz. O professor que de fato se preocupa com o crescimento como pessoa de seus alunos, fará da aprendizagem um processo prazeroso e inesquecível, e poderá contribuir para o desenvolvimento de homens e mulheres melhores. Preparar os professores para que em seu trabalho sejam levados em consideração, o conhecimento dos alunos, suas questões afetivo-emocionais, suas habilidades e suas atitudes e valores, pode proporcionar um melhor sistema educacional e de ensino.
Atualmente tem se discutido sobre a perda da autoridade de professores em sala aula, sobre evasão escolar, sobre conflitos e até mesmo crimes em sala de aula. Pesquisas demonstram que boa parte dos professores são afastados por transtornos como a depressão, síndrome de Burnout, ansiedade, síndrome do pânico. Sem considerar a questão poética envolvida, o amor, a empatia, a atenção, a compreensão, o carinho, contribuem para o melhor desenvolvimento das relações humanas. Assim, dotar nossos professores desta afetividade, pode prevenir conflitos, crimes, evasão, doenças e transtornos e ainda facilitar o ensino e a aprendizagem.
A falta de compreensão das individualidades, de amor e de carinho, a falta de empatia, de respeito constituem-se impedimentos da aprendizagem. Ratificar a importância das relações afetivas na relação professor-aluno e possibilitar este conhecimento durante a formação docente, trará contribuições para a compreensão do processo ensino-aprendizagem e oferecerá possibilidades para tornar o caminho da educação, mais suave.


Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067

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